Dessa vez fomos para Socorro, município brasileiro do estado de São Paulo. Socorro fica aproximadamente 135km da capital paulista, lá também é conhecido por confecção de malhas e ecoturismo. Essa trip foi mais rápida, aconteceu em um final de semana (indo sábado e voltando no domingo), apesar do curto tempo, deu para aproveitar bastante, com emoção! 🧗🏻♂️

Mapa de SP Capital até Socorro
Nessa trip não tínhamos muita noção do que iríamos fazer, a princípio seria somente para acampar mesmo, descansar e aproveitar a natureza, sem programação de passeios ou conhecer algum lugar específico.
Como estávamos em tempos de pandemia (até a data desse post, estamos passando pela segunda onda da pandemia), a maioria dos campings e hosteis estavam fechados, alguns deles estavam começando a reabrirem e a busca por opções estavam bem concorridas, entrei em contato com o Hostel Cantinho Família Aventura e para a nossa sorte, eles tinham somente uma vaga para o camping disponível, nem pensei, fechei na hora!
Para chegar no camping foi super simples, bastou colocar o nome do Hostel no Google Maps e pronto!!! Bem tranquilo!!!
Assim que chegamos os anfitriões do camping nos receberam e logo de cara percebemos que eles estavam seguindo as normas de segurança contra o COVID-19. Assinei um termo de responsabilidade do turista com o intuito de manter a saúde e segurança dos turistas, funcionários do camping e dos cidadãos socorrenses.

Eles possuem um espaço bem amplo para acampar, o ambiente do restaurante é bem arejado e para quem gosta de piscina, eles também tem! Na área onde eu montei a barraca, era possível fazer fogueira (ponto positivo), pois em alguns campings da região não permitiam fazer, fogueira faz toda diferença no camping, concordam? 😍

Uma das áreas do camping com o devido distanciamento entre as barracas

Vista externa do espaço do restaurante

Espaço da piscina
Depois de armar a barraca, o Celso (Guia turístico do camping) nos ofereceu fazer uma trilha nas redondezas do camping, nos enfiamos no meio do mato e fomos explorando a natureza, como chegamos no camping depois do horário de almoço (próximo das 13h), essa trilha foi a única que deu para fazer para aproveitar o restinho do dia.
No meio da trilha encontramos um cavalo que eu tenho quase certeza que falou “Oi” para nós, ele nos saudou e olhou no fundo dos meus olhos, como se estivesse feliz com a nossa presença, ele estava no ambiente dele, livre e feliz! Deu também para pegar alguns limões cravo no meio da trilha, esse tipo de limão ali era bem abundante!

Depois da trilha, almoçamos no Parque Vale das Pedras e em seguida retornamos ao camping pois logo iria escurecer, o Celso foi muito gentil conosco e nos ofereceu dar uma volta na cidade a noite para comer alguma coisa, na sequência, de barriga cheia, voltamos para o camping e ficamos usando o app Sky View para identificar estrelas, planetas e constelações dos signos, nessa noite o céu estava bem estralado, isso ajudou identificar algumas imagens show.
Exaustos, só nos restou dormir e descansar pois o próximo dia seria agitado e desafiador.

Casinha armada no mato
No dia seguinte acordamos e fomos para nossa missão do dia, fazer o Rapel do Zé Mariano em uma pedra com aproximadamente 50 metros de altitude e trilha na Caverna do Quebra Corpo.
O guia nesse dia foi o Oliveira, primeiro fomos para o Rapel do Zé Mariano, olhando de longe a pedra não parecia tão grande assim, mas depois que subimos e vimos as árvores gigantes parecendo um brinquedo, fiquei meio assustado, confesso rs.
Fiz o rapel de All Star, era o que tinha pro momento rs, para a minha sorte deu muito certo, não escorreguei nenhuma vez, respirei bem fundo umas 3x e depois só fui. Essa foi a primeira vez que fiz rapel, o instrutor ajudou muito passando confiança, isso foi fundamental para eu não desistir, recomendo fortemente que todos tenham essa experiência pelo menos uma vez na vida, com certeza farei rapel novamente!!!
Depois do rapel fomos a Caverna do Quebra Corpo, pelo nome já da para perceber que existe a chance de você não sair inteiro da caverna, você precisa ter bastante flexibilidade com o corpo para passar por espaços extremamente estreitos, confesso que teve um momento que fiquei entalado e achei que teria que voltar na trilha, recomendo também que você tenha preparo físico, em alguns momentos me peguei ofegante e precisei descansar. Além disso, teve um ponto da trilha na caverna que precisávamos ficar submersos na água para fazer a travessia e continuar, caso você tenha claustrofobia, eu não recomendo essa trilha na caverna. No final, saímos todos vivos, molhados e com o corpo quebrado (como o próprio nome da trilha diz). Fiquei feliz de cumprir a missão do dia, os dois passeios valeram muito a pena mesmo!!!
O nosso guia realmente nos ajudou muito, deu literalmente o caminho das pedras para concluirmos a trilha com êxito.
Mesmo em tempos de pandemia, percebi que a cidade de Socorro está tomando todos os cuidados com o COVID-19, essa trip curta durou somente um final de semana, tempo suficiente para sair de SP capital e aproveitar a natureza com esportes radicais, com baixo custo!
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Página do camping: Hostel Cantinho Família Aventura
Fone: (11) 99825-4042
Endereço: Colocar no Google Maps “Hostel Cantinho Família Aventura”
************************************************************************
Dica: Gosta de trilha? Veja também nosso post do blog falando sobre acampar em São Francisco Xavier SP durante a pandemia.
Gostou? Compartilhe
Uma breve reflexão sobre prototipação (UI)
ago
Documentando minha jornada de estudos em UX/UI Design – 1º Desafio!
jul
Minha experiência como mentor de Design Thinking no Latin Code Week
fev
O que fazer em São Thomé das Letras? A cidade mística de Minas Gerais!
jan
As 8 melhores praias de Ubatuba
jan
Saindo do roteiro padrão – Camping + Rapel + Trilha na caverna em Socorro (SP)
jan
Acampando em São Francisco Xavier (SP) durante a pandemia
dez
Luau das Bruxas no Guaraú (Peruíbe)
nov