Não serei muito técnico nesse artigo, hoje vou refletir sobre minhas percepções a respeito de prototipação, em especial, sobre meu case de replicação e prototipação do Netflix.

Com certeza, em tudo que almejamos para nossas vidas, seja planejar uma viagem para as próximas férias ou aprender uma nova habilidade pessoal ou profissional, o mais importante de tudo é COMEÇAR!

Quando fiz o curso do UX Unicórnio, um dos primeiros exercícios que fiz usando o Figma (software para prototipação), dando meus primeiros passos no universo do UI (User Interface), foi a prototipação do aplicativo do Netflix.

Usando Grids no Figma

Percebi que usando regras muito simples de desing e proporções, era possível criar layouts harmoniosos e bem agradáveis ao olhar dos usuários.

Comecei a observar que o mesmo acontecia com as combinações de cores e tipografias, assim como as disposições dos componentes na tela de um aplicativo.

Continuando minha breve reflexão, Indo um pouco mais além, percebi que também existia um motivo especial dos aplicativos serem tão intuitivos (bom, nem todos), onde um ser humano ao usar um aplicativo desconhecido por ele, pudesse executar uma tarefa do início ao fim, sem nunca ter visto o aplicativo antes.

Todas essas percepções ficaram evidentes nesse exercício do Netflix.

Protótipo de alta fidelidade

Conceitos como a regra do múltiplo de 8, uso de grid para proporções e espaçamentos, botões CTA (Call to action), botões primários e secundários, efeito Blur em imagens, usar sombreamente para efeito de profundidade, imagens (componentes) “cortados” para dar efeito de continuidade de conteúdo, assim como muitos outros elementos, na grande maioria das vezes, estão presentes em aplicativos e páginas web, mas acabam passando despercebidos no olhar de um usuário.

Mesmo todos esses detalhes passando “despercebidos” pelos usuário, eles precisam ser “percebidos” porém de outra forma, ou seja, na forma de terem uma experiência excepcional ao utilizarem uma aplicação, ai entraria a questão do UX (User Experience) que será assunto para outro post aqui no blog 😃.

Protótipo de alta fidelidade – Detalhe do título do filme

Leia também meu artigo onde falo da minha experiência como mentor de Design Thinking no Latin Code Week clicando aqui! 😉


Você pode navegar pelo protótipo de alta fidelidade do aplicativo do Netflix clicando aqui! 😃

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *